12 de abril de 2007

Sanctorum - de JAM Montoya

Lembram-se de a Gotinha nos ter apresentado aqui o livro «Sanctorum», de JAM Montoya? E de nos ter informado que este livro criou recentemente uma enorme polémica em Espanha? Pelos vistos não é só em Portugal que há atraso. É que o livro foi editado para uma exposição feita na Primavera de 2003, em Valência... e pelos vistos só agora, passados 4 anos, o PP teve conhecimento e se ofendeu com as imagens sexuais explícitas de «Sanctorum». Tudo como pretexto, pelo menos na minha óptica, para atacar o PSOE. Mas, como sabeis, a minha política é a política do car... trabalho.
JAM Montoya desnuda a religião, mostrando como esta retalia e torna pecaminosa a sexualidade. Assume que entra em transgressão e que fica exposto à censura. Compreende-se que para alguns isso não seja arte. Mas muitos desses acharam os ataques às caricaturas de Maomé uma loucura fundamentalista!
Aos que fogem a preconceitos e procuram visões diferentes do mundo, recomendo o livro. Para além das imagens, os textos introdutórios e o "epílogo de um herege". O livro acaba com uma frase do próprio JAM Montoya:
"A razão é simples: não posso subtrair-me a realizar o que excita a minha imaginação e contribuir para desmontar esta farsa que desde sempre tem negado, de maneira hipócrita, o que biologicamente nos foi concedido, ainda que por isso a sombra me continue a cobrir"

A capa do livro, em tecido cor de vinho, remete de imediato para um enquadramento religioso.


A amável dedicatória de JAM Montoya, para um dos exemplares que comprei para a minha colecção

Sem comentários:

Enviar um comentário