25 de setembro de 2007

Caldas sempre!


capa do livro

Neste paisito em que tudo o que se faça de mais arrojado "parece mal" e "é pecado", fazem falta projectos como o Pilocaldas, desenvolvido no passado ano lectivo por um grupo de estudantes no âmbito da disciplina de Projecto Cultural I da ESAD - Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha. No início, o Pilocaldas previa unicamente uma exposição em paralelo da louça típica - o falo (sim, sim, o caralho!) das Caldas - e de projectos artísticos de alunos da ESAD sobre a mesma.
Mas as Caldas têm muito mais riqueza cultural para dar. O grupo de trabalho alargou-se (à Filipa e à Rita juntaram-se a Elsa, a Gisela, a Liliana, a Marta e a Vânia) e, com o apoio do professor da disciplina, Mário Caeiro, de outros colegas, professores, entidades públicas e privadas, fizeram trabalho de pesquisa, convidaram autores para escreverem sobre erotismo, organizaram uma visita à olaria do sr. Agostinho, realizaram uma conferência e, como conclusão do projecto, publicaram o livro «Do Proscénio de Plauto ao Plateau da Playboy - De Ovídio ao Homevideo - Uma Compilação Erótica», disponível para venda só no Centro da Juventude das Caldas da Rainha. E "compilação" é aqui uma palavra bem aplicada nos seus (e nos nossos) sentidos.
A Câmara Municipal das Caldas da Rainha apoiou o projecto Pilocaldas, como também já manifestou interesse em criar na cidade um espaço de exposição para a minha colecção de arte erótica (assim haja um tempinho da minha parte para elaborar um projecto de protocolo).
Voltando ao livro, tem 14 textos de diversos autores sobre a sexualidade, o amor, o erotismo e a pornografia ao longo dos tempos... e no nosso. Um dos textos, de Pedro Antunes, faz uma homenagem muito merecida ao sr. Agostinho, que assume com orgulho ser o "Chico das Pichas". Só espero que nunca deixe de haver condições para que esta riqueza do nosso património cultural desapareça um dia.
Como se não bastasse, com o livro vem uma folha de autocolantes com variações sobre o falo (sim, sim...):


Cock-Stickers - Cláudio Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário