8 de março de 2008

8 de Março - um texto da nossa Guida

Cartinha da Guida que recebi ontem à noite:

"São,
Espero que estejas bem, de saúde pelo menos. A minha 'força na verga' vai murcha
Volto a rolar seixos qualquer dia... é uma promessa e, neste caso, é dívida.
Não sei se tens alguma coisa preparada para o dia 8 de Março ou se pensas sequer publicar...
Any way, assim à laia de emoções, vá-se lá saber o que isso é, cá vai um texto meio merdoso meio sei lá, que acabei de escrever sobre o dia 8 de Março (...)
Obrigada só por estares aí...
Beijo da
Guida

‘Neste dia, do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias que, nas suas 16 horas, recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio e cerca de 130 mulheres morreram queimadas. Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem às operárias, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher".
De então para cá o movimento a favor da emancipação da mulher tem tomado forma, tanto em Portugal como no resto do mundo’. (dizem….)

Não gosto particularmente que haja um dia da Mulher. Tenho para mim que a decisão da sua comemoração é uma ideia fascizante. Mas esta é apenas uma opinião e, é claro, ‘as opiniões são como as vaginas… cada uma tem a sua e quem quiser dá-la, dá-la’ (Herman José).
Todavia, há que aproveitar todas as oportunidades para falar da Mulher, que é amiga, mãe, filha, companheira e que a maioria dos homens sabe tão bem amar.
Não querendo fazer política e ainda assim sendo uma questão incontornável, devemos aproveitar para, aqui no Blog da dama da Blogoesfera, São Rosas, prestar homenagem a todas as Mulheres em geral e, em particular, às professoras em luta, encarregadas de educação, alunas e, até a mãe do Sebastião lá do blog da nossa companheira de teclas F Word.
Gosto em particular duma grande Mulher que é a minha própria mãe, que faz anos hoje e a quem desejo muitos anos de vida com carradas de saúde.
Lembro todas as mulheres que passaram pela minha vida e as que estão comigo ainda.
aFundo um excerto de um poema da Maria Teresa Horta que acho lindíssimo...


Modos de Amar

Modo de amar – I

Lambe-me os seios
desmancha-me a loucura
usa-me as coxas
devasta-me o umbigo

abre-me as pernas
põe-nas nos teus ombros
e lentamente faz o que te digo:

Modo de amar – II

Por-me-ás de borco,
assim inclinada...

a nuca a descoberto,
o corpo em movimento...
a testa a tocar
a almofada,
que os cabelos afloram,
tempo a tempo...

Por-me-ás de borco;
Digo:
ajoelhada...
as pernas longas
firmadas no lençol...
e não há nada, meu amor,
já nada, que não façamos como quem consome...

(Por-me-ás de borco,
assim inclinada...

os meus seios pendentes
nas tuas mãos fechadas.)…

In: astormentas.com

AnotaSão - Vénia à São Rosas, gaja de excepção com sensibilidade rara e que sabe sempre, tão bem, entender uma outra gaja. Bonita tu és, Sãozita."


Vou ali buscar umas cuequitas novas que estas estão todas molhaditas...

Sem comentários:

Enviar um comentário