12 de maio de 2009

Poliamor: «If you love somebody, set them free»



A tradição monogâmica crê que a cada pessoa cabe uma 'alma gémea', um parceiro ideal que, uma vez encontrado, suprirá todas as suas necessidades amorosas.
Mesmo os relacionamentos que não visam o casamento são sequenciais, nunca simultâneos. Qualquer relação paralela é considerada traição, pois uma pessoa deve bastar-se à outra, numa visão do amor como objecto exclusivo.

O Poliamor é o termo que descreve as relações interpessoais amorosas que recusam a monogamia como princípio ou necessidade, defendendo a possibilidade prática, sustentável e responsável de relações íntimas e profundas com vários parceiros simultaneamente.
O Poliamor diferencia-se do adultério tão praticado na monogamia. “A fidelidade não se refere à posse do outro, do seu corpo ou do seu coração, e sim à confiança mútua no envolvimento dos parceiros”. O poliamor apresenta-se como um relacionamento alternativo à monogamia.

Swing e Poliamor: De acordo com os poliamorosos o swing é uma prática completamente distinta do poliamor. No Poliamor há a possibilidade de partilha de sentimentos românticos por várias pessoas, havendo por isso uma não-monogamia responsável onde as pessoas se respeitam e se amam mutuamente. Os swingers não são poliamorosos na sua essência e não se apaixonam por outras pessoas. As relações abertas também se diferenciam do poliamor, uma vez que nestas pressupõe-se a existência de um casal em que cada um é livre de ter outras relações, o que normalmente acontece quando o casal entra em rotina.
Comunidade em Portugal: TAMERA - Odemira, Alentejo.
"O mundo sofre duma doença amorosa. Milhões de amantes e casais que contraíram matrimónio dariam qualquer coisa para experimentar de novo a alegria que partilharam um com o outro no início. O desejo não realizado de Eros, amor, confiança e um sentimento de casa ou lar é o problema essencial por detrás das fachadas do nosso tempo. Não pode haver paz na Terra enquanto houver guerra no amor."

Para quem quiser saber mais: Our Laundry List (Não-monogamia responsável e outras utopias possíveis)

Vânia Beliz